Buscar
  • Flaviana Tannus - 1968

Cacareco e ingridienti

Adolfo chama de cacareco e também de ingridienti, com “i” mesmo, as relíquias antigas de Ângela. Quando se casaram Ângela trouxe algumas peças herdadas de família: da avó, uma sopeira inglesa; da madrinha uma licoreira com seis taças e da mãe um aparelho de chá inglês. Quando as peças eram apenas um detalhe que compunha a decoração, Adolfo não prestava tanta atenção. Aos sábados, enquanto ele encontra os amigos no bar do clube, Ângela, circula pela praça Benedito Calixto. Quando começou a frequentar a feira, tinha preferência por peças de prata, mas aos poucos comprar relíquias tornou-se compulsão e a casa foi ficando abarrotada. E Ângela gorda.


O casal morava na rua Virgílio. Sobrado geminado, coberto de hera com portas e janelas em madeira. Com o dinheiro que Adolfo herdou da morte do avô, compraram o imóvel, fizeram uma reforma e com o que sobrou da herança realizaram um sonho adolescente dele: viajar de carro pela América do Sul. Em cada lugar que passaram Ângela comprava escondida do marido uma xícara de porcelana. Quando voltaram enfiou as quarenta e três xícaras num pequeno armário antigo reformado. Ângela começou a dar aulas de História em escolas públicas e Adolfo, arquiteto e boêmio não parava por muito tempo nos escritórios. Não conseguia acordar cedo. Sem muito talento, virou alcoólatra.


No dia da comemoração de aniversário de quarenta anos, Ângela, convidou três casais de amigos: Zeca e Ana, André e Mariana, Luiz e Antonia para irem ao ranchinho, choperia do bairro. Adolfo que tinha passado a tarde no clube bebendo com os amigos, chegou em casa atrasado sem presente. No restaurante entre conversas e bebidas, o incomodo assentou até que Adolfo começou a se exaltar, dar gargalhada alta e a debochar dos ingridientis de Ângela. Disse em voz alta, rindo e cuspindo, que o nome da cacarecada velha eram como os ingridientis da comida que ela devorava e a deixava tão gorda.

Adolfo chegou na casa amparado em Zeca e Luis. Passando pela sala, esbarrou na mesa de passagem e as relíquias se espatifaram no chão, entre elas a sopeira e sete das xícaras compradas na lua de mel.

11 visualizações

arte

© 2020 A-Palavra. Todos os Direitos Reservados. 

  • Instagram - White Circle